DINÂMICA: OBSERVANDO AS PLANTAS

                                                        


essa é uma atividade que causa grande impacto entre os participantes. Começa-se a dinâmica pedindo que observem as plantas e termina-se a dinâmica comparando as plantas às crianças
é uma atividade que pode ser usada em diversos eventos como encontro de família, evangelizadores etc...

Objetivo:
Ajudar a analisar possíveis distorções em suas percepções sobre a criança.

Material:
1. vasos de planta assim discriminados:
um vaso de flor viçosa mas sem flor alguma; (exemplo:violeta, margarida, monsenhor, azálea, roseira etc...)
2. Um vaso grande de planta verde, sem flor, mas forte muito saudável (exemplo: samambaia, dólar, jiboia etc.)
3. um vaso pequeno ou médio de planta maltratada meio murcha
4. um cacto;
5. um vaso de flor com flores artificiais ou comprado mas tem que ser o mais bonito.
6. papel oficio cortado em quatro lápis ou caneta.
7. mesa para apoiar os vasos de forma a que todos os participantes possam caminhar ao seu redor
obs.  cada vaso deve ter um número visível

procedimento
1. colocar todas as plantas sobre a mesa de forma que toda as plantas possam ser vista;
2. solicitar aos participantes que as observem cuidadosamente caminhando ao redor da mesa, para observar as plantas
3 entregar-lhes lápis e papel, pedir que escolham uma planta e que escrevam, uma mensagem para essa planta;

4. Dividir os participantes em subgrupos após todos terem terminado;

5. proceder à contagem de mensagem que cada planta recebeu;
6. Proceder, então com os participantes do grupo uma profunda analise de cada vaso, buscando fazer um paralelo entre as características das plantas e as da crianças e jovens.


PARA ANÁLISE DAS PLANTAS
Sugerimos o seguinte:
1. de flor viçosa sem flor alguma como a violeta: criança que ainda não chama nessa atenção, mas que vai desabrochar se tiver nosso cuidado.
2. florezinhas viçosas: crianças/jovens com mais atrativos, dóceis, que nos dão alegria fáceis de lidar;
3. vaso grande de planta verde, sem flor, mas forte e muito saudável: a criança/jovem comum que não brilha muito, mas não atrapalha, está lá, sem exigir muito do adulto ( cuidador,  evangelizador...)
4. vaso medio ou pequeno de planta muito maltratada, quase morrendo é a criança maltratada pela vida que precisa de cuidado, de amor e de atenção.
5. vasinho de cactos: são as crianças/jovens difíceis  de serem conquistados,  que "espetam", mas que também precisam de ajuda;
6. arranjo de flores queque são mais bonitos que os outros, podem ser artificiais ou um buquê comprado: a criança mais popular, que chama mais a atenção, ainda que não faça esforço algum.
feita essa analise, propor a seguinte reflexão:

1. Quem recebeu mais atenção?
2. Quem não foi notado?
3. Quem foi evitado?
4. Por que?
5.   Como procedemos com as plantinhas do nosso jardim?
6. Feita essa análise, propor nova escolha e nova mensagem.
solicitar que leiam as novas mensagem quem quiser.
encerrar solicitando que digam que lição podemos tirar da atividade

Por fim dar o texto pra estudo.
Sugestão  ÁLBUM MATERNO.


                              ANTERIOR: : HISTÓRIA DA ESTRELA ESPERANÇA
 
                             PRÓXIMA DINÂMICA: EMPRESTANDO O LÁPIS.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DINÂMICA ; a viagem

# DINÂMICA CONSTRUÇÃO DO BONECO

Dinâmica: EMPRESTANDO O LÁPIS