DINÂMICA: EU SOU EU
Atividade:
Eu sou eu
Objetivos:
· Reconhecer
os hábitos, atividades, valores, vícios (os sabotadores) que nos impedem o
progresso individual.
· Perceber que
o melhoramento íntimo advém da renovação de hábitos e atividades, através de um
trabalho processual, engendrado pelo autoconhecimento.
Material
necessário: equipamento de som, papel e lápis.
Primeiro momento:
- Entregar
papel e lápis a cada pessoa.
- “Nessa
folha de papel, escreva lá no alto EU SOU...” e escreva dez virtudes/qualidades
pessoais. Esse papel é seu, pode escrever a vontade.
- Deixar
tocando uma música suave, durante o tempo em que as pessoas escrevem.
- Em
seguida, pedir que escrevam aquelas virtudes que gostariam de conquistar,
que pretendem conquistar.
Segundo momento:
- Em
seguida, divididos em 5 grupos, irão participar de um
circuito, dividido em cinco espaços, onde irão experimentar
através dos sentidos os sabotadores internos. Sugestão de sabotadores: ansiedade,
medo, orgulho, vaidade, egoísmo, inveja,
solidão, autoritarismo, posse,
entre outros. Cada grupo irá ficar em um espaço e depois trocar até passarem por todos
os espaços.
- Ao
final do circuito, pedir que escrevam em um pedaço de papel seu nome e o sabotador
que mais o impede/dificulta no alcance das virtudes que deseja conquistar.
Terceiro momento:
- Dividir
em subgrupos de acordo com a escolha dos sabotadores e pedir que discutam
a partir dos seguintes questionamentos:
Porque escolhi este sabotador?
Qual relação este sabotador tem
com o alcance das minhas virtudes e minhas dificuldades?
Eu me sinto bem tendo este sabotador
interno? Por quê?
De que forma este sabotador interfere
na minha vida?
O que fazer para superar estes sabotadores?
8. Apresentar as conclusões para o
grupão, concluindo que só poderemos mudar se conhecermos e compreendermos os
nossos sabotadores internos, que são os grandes vilões para o permanecer. Desenvolver
a ideia de como esses sabotadores nos aprisionam e nos moldam, trabalhando o
conceito de homens-aparência e homens-espelho e como o autoconhecimento nos
liberta a caminho da evolução espiritual.
Conceitos
importantes para o desenvolvimento da atividade:
Homens-aparência – “A desordenada
preocupação por adquirir, a qualquer preço, equipamentos, veículos, objetos da
propaganda alucinada, a ansiedade para estar bem-visto e acatado no meio
social, o tormento para vestir-se de acordo com a moda exigente, a inquietação
para estar bem informado sobre os temas sem profundidade de cada momento
transtornam o equilíbrio emocional da criatura, arrojando-se aos abismos da
perda da identidade, à desestruturação pessoal, à confusão de valores. Homens-aparência, tornam-se quase todos.
Calmos ou não, fortes ou fracos, ricos ou pobres enxameiam num contexto
confuso, sem liberdade, no
entanto, em regime político e social de liberdade, atulhados de ferramentas de
trabalho como de lazer, desmotivados e automatistas, sem rumo. Prosseguem,
avançando – ou caminhando em círculo? – desnorteados na grande horizontal das
conquistas de fora , temendo a verticalidade da interiorização libertadora.”
Homens-espelhos – “No caleidoscópio do
comportamento humano há, quase sempre,
uma grande preocupação por mais parecer do que ser, dando origem aos homens-espelho aqueles que, não tendo
identidade própria, refletem os modismos, as imposições, as opiniões alheias.
Eles se tornam o que agrada às pessoas com quem convivem, o ambiente que no seu
comportamento neurótico se instala. Adota-se uma formula religiosa sem que se
viva de forma equânime dentro dos cânones da religião. È a experiência da
religião sem religiosidade, da aparência social sem correspondente emocional
que trabalha em favor da auto-realização ... Disso resulta uma vida esvaziada
de esperança, sem convicção de profundidade, sem madureza espiritual”
Bibliografia:
O Homem Integral – Divaldo P. Franco
pelo espírito Joanna de Ângelis.
Conflitos Existenciais - Divaldo P.
Franco pelo espírito Joanna de Ângelis.
Reforma íntima sem martírio –
Wanderley S. de Oliveira - pelo espírito
Ermance Dufaux.
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