JANELA DE JOHARI
Objetivo: perceber a importância do auto-conhecimento e da auto-educação.
Material: musica para meditação, um cartaz com a janela de JOHARI, uma janela de JOHARI para cada participante, lapis, texto para conclusão.
1) Para o início da atividade, será feita uma visualização, onde os particiantes deve se imaginar numa sala escura no qual em determinado momento ele se depara com uma janela (frente a frente) que reflete uma imagem. Questionar durante a visualização:10 min
Ø Se eles conseguem enxergar a imagem nitidamente?
Ø Que imagem é esta que eles estão vendo?
Ø Essa imagem está tentando lhe dizer algo...
Ø Você consegue ouvi-la?
Ø O que ela está tentando dizer?
Direcionar a volta da visualização ao local em que estamos.
2) Ao abrir os olhos, os jovens vão ver uma grande janela dividida em quatro partes fechadas, de acordo com que vai abrindo-se as partes da janela, o facilitador vai esclarecendo o que significa cada uma delas e objetivo desta atividade, fazendo um paralelo com o que eles sentiram e perceberam durante a visualização. 10min
Parte 1 – o eu que eu conheço e os outros também
conhecem;
Parte 2 – o eu que eu conheço e os outros não conhecem;
Parte 3 – o eu que eu não conheço e os outros conhecem; e
Parte 4 – o eu que nem eu nem os outros conhecem.
3)Entregar a cada um deles a Janela de Johari e pedir que preencham todos as partes da Janela com sinceridade.
No final do tempo informar que a janela ficará com eles mesmos (só dizer isso a eles ao final da atividade).20min
4) Perguntar sobre a dificuldade de nos analisarmos em vários aspectos, e da importância deste autoconhecimento para o nosso crescimento moral – exposição dialogada, discutindo sobre a importância do auto-conhecimento e da auto-educação. Como eu me percebo? Necessito me modificar? Como me modificar?30min
Comentários
Postar um comentário
Obrigada por nos visitar.
Brevemente responderemos.