DINÂMICAS DE APRESENTAÇÃO 1



As Dinâmicas de integração têm como objetivo:
Apresentação dos participantes;
Memorização dos nomes;
Proporcionar o inicia de um relacionamento amistoso;
Desfazer inibições;
Para que os participantes falem de suas expectativas


1. QUANDO ESTIVER

Posicionar o grupo em círculo e o primeiro a participar começa com uma frase. Exemplo:
No domingo eu vou a praia...
O segundo componente do circulo continua: quando estiver na praia vou passar protetor solar...
O terceiro componente,  continua a frase: vou passar protetor e andar pela areia...
E assim vai ate o ultimo.

2. EU SOU (,,, ) E VOCÊ QUEM É?

Formar uma roda, tomando o cuidado de verificar se todos estão sendo visualizados por todos e combinar com o grupo para que lado o  vai girar.
Podem ficar sentados ou em pé.
Inicia pelo facilitador e segue para o lado combinado.
Exemplo: Eu sou Helena e você quem é?
Aquele que o facilitador perguntar o nome  responde eu sou (...) diz o nome e pergunta ao próximo: eu sou(...) e você quem é?

3. APRESENTAÇÃO COM ARTE

Colocar a disposição objetos diversos como óculos, fitas, chapéu, colar, bigode, peruca etc...
Solicitar aos participantes que se apresentem individualmente de forma criativa.


4.APRESENTAÇÃO CANTADA

Em um circulo pedir aos participantes se apresentem cantando:
Exemplo. Eu sou Helena, e vim para ficar; eu sou Helena e vim participar.
Nessa atividade se trabalha também a autoestima.

5. PROCURANDO O CORAÇÃO METADE



Material: corações de cartolina divididos em 2 partes como um quebra cabeça. Cada 2 metades forma 1 coração. As metades só podem encaixar uma vez em uma única metade.
Distribui as metades  aleatoriamente, colocar uma musica e pedir que andem pela sala e encontrem seu par. Ao encontrar sentem em um local e se apresentem.
5, abraço amigo
Formar um circulo, colocar uma musica e dar o comando:
Todos devem ficar atentos e executar a orientação. Exemplo:
Abraço de dois.
Abraço de 3.
Abraço de 5.
Abraço de todos

6. Dinâmica do emboladão

Objetivo: Promover interação entre os participantes e estimular a capacidade de improviso, socialização, paciência e liderança.
Procedimento: Os participantes devem dar as mãos e formar um círculo. O condutor da dinâmica deve, então, pedir que todos decorem quem está em seu lado esquerdo e direito. Em seguida, todas as pessoas são orientadas a caminhar aleatoriamente pelo espaço. Após um tempo, o condutor pede que todos se abracem no centro do circulo e deem as mãos para quem estava anteriormente ao seu lado, sem sair do lugar.
Em seguida, a roda deve se abrir, sem que as pessoas soltem as mãos. Vale pular braços, passar por baixo e qualquer manobra que puderem imaginar. Mesmo que no fim algumas pessoas fiquem de costas, o que vale é o senso colaborativo em atingirem o objetivo determinado.

7. Dinâmica do Nome

Objetivo: Aprender e gravar os nomes dos participantes.
Procedimento: Todos devem formar um círculo, que pode com as pessoas em pé ou sentadas. Em seguida, cada participante da dinâmica deve se apresentar, dizendo o primeiro nome e fazendo um gesto a sua escolha. A próxima pessoa, por sua vez, dirá o próprio nome, repetindo o gesto do participante anterior e complementando com um gesto seu. Isso deverá se repetir até que todos os participantes tenham se apresentado. A cada apresentação, aumenta-se o nível de dificuldade, exigindo maior capacidade de memorização e criatividade, pois os gestos devem ser únicos para cada pessoa.
E você, conhece alguma boa dica de quebra-gelo ou outra dinâmica de apresentação divertida? Comente e compartilhe as dicas conosco!

8. TROCA DE PAPÉIS

Neste modelo, os participantes são convidados a formarem duplas e, em um minuto para cada um, se apresentarem, falando nome, experiências profissionais e alguma particularidade (como cor preferida, time, frase que gosta ou tipo de música favorito). Passados os dois minutos, cada membro da dupla apresenta seu parceiro ao grupo.

9. LIGAÇÃO DIRETA 

Para essa dinâmica, é necessário um rolo de barbante. Todos os participantes devem formar um círculo e, em seguida, eleger uma pessoa para começar a dinâmica segurando o rolo. Essa pessoa deve segurar a ponta do barbante e se apresentar aos demais participantes. Em seguida, ele deve passar o rolo para outro participante, sem soltar a ponta da linha. O mesmo será feito por todas as pessoas, que devem ficar com o ponto da linha e passar o novelo adiante.
Ao final, será formada uma enorme teia, com vários elos entre os participantes. O condutor da dinâmica deve, então, explicar a intenção da dinâmica, ilustrando a ligação entre o grupo e mostrando como a união fortalece o espírito coletivo.

10. AUTO RETRATO

Se a dificuldade está em fazer uma auto descrição verbal, que tal fazer um desenho que melhor represente você? Independentemente das habilidades artísticas, a intenção é promover a criatividade e estimular novas formas de apresentação de si mesmo. O objetivo do desenho é responder a seguinte pergunta – Quem sou eu?
Para isso, o treinador deve distribuir uma folha branca e um lápis colorido para cada um dos participantes, e dar de 10 a 15 minutos para que façam seu autorretrato.
Em seguida, todos os participantes apresentam seu desenho ao grupo, que deve descrever a personalidade da pessoa conforme o que está presente na imagem. Com isso, cada um consegue demonstrar sua visão que tem de si mesmo, além de ouvir e perceber as diferentes interpretações de sua imagem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DINÂMICA ; a viagem

# DINÂMICA CONSTRUÇÃO DO BONECO

Dinâmica: EMPRESTANDO O LÁPIS