O QUE VEM A SER DINÂMICA
0 que vem a ser a dinâmica de grupo?
A partir do momento que temos três ou mais pessoas se comunicando e trocando informações podemos dizer que elas estão se movimentando, aprendendo, e se há uma interação há a dinâmica. A dinâmica de um grupo é o seu movimento, e a vida deste grupo é a inter-relação entre os participantes.
Exercícios de dinâmica:
Exercícios de dinâmica de grupo são muitas vezes usados em vários tipos de atividades para melhorar o entrosamento dos diversos elementos do mesmo grupo e promover autenticidade nas pessoas, além de colocar os indivíduos a lidarem com opiniões e atitudes distintas, promovendo crescimento pessoal. Um exemplo de dinâmica que têm esse objetivo é a dinâmica do espelho.
Exercícios de dinâmica de grupo são muitas vezes usados em vários tipos de atividades para melhorar o entrosamento dos diversos elementos do mesmo grupo e promover autenticidade nas pessoas, além de colocar os indivíduos a lidarem com opiniões e atitudes distintas, promovendo crescimento pessoal. Um exemplo de dinâmica que têm esse objetivo é a dinâmica do espelho.
Um breve histórico das dinâmicas de grupo
Tudo começou no período paleolítico, com as ingênuas brincadeiras das crianças. Izabel conta que nesta fase já existem registros de desenhos nas cavernas, provavelmente retratando as guerras entre as tribos ou lutas com os animais (para subsistência). As crianças, posteriormente, imitavam os pais utilizando as armas na simulação de brincadeiras de guerra. Neste período já há impressões arqueológicas de que eles tinham consciência do jogo, usando uma bexiga de animal como bola, por exemplo. Na Idade Média, surge a idéia da simulação de situações. Os pagens simulavam uma “guerra” com as crianças, fazendo uso de arco-e-flexa e de jogos como “cabo de guerra”. Nesta época já há inclusive a idéia de ganho e perda que um jogo pode causar.
Mais tarde, já na época industrial, em 1933, foi realizada uma pesquisa para verificar se o estresse e as condições estruturais das fábricas influíam no trabalho dos operários. A investigação provou que as condições de trabalho, extremamente precárias, prejudicavam e causavam fadiga nos funcionários. Com algumas melhorias, como uma iluminação adequada, os trabalhadores tiveram uma significativa melhora na performance.
O conceito de dinâmica de grupo como o conhecemos hoje surgiu entre 1935 e 1955.
No Brasil, imagina-se que ela começou a ser utilizada em escolas e empresas na década de 70, mas não há dados que comprovem isso.
Como escolher a dinâmica em grupo e aplicá-la corretamente?
Existem diversas formas de colocar em pratica as dinâmicas e a sua escolha deve ser desenvolvidas considerando os objetivos.
Fases das atividades dinâmicas
Apresentação:
A fase de apresentação é essencial para o sucesso das atividades.
Os participantes devem se apresentar falando o que puderem e si.
Se apresentam para que o demais participantes do grupo possa identifica-lo e conhecer um pouco da pessoa.
Aquecimento:
O aquecimento pode ser usado como primeira ou segunda etapa. É composto de jogos, brincadeiras ou outros recursos que deixem os participantes relaxados e promova entrosamento entre todos os participantes.
Estas dinâmicas propõe um “quebra gelo” entre os participantes. Elas podem ser proposta no primeiro dia em que um grupe o se encontra.
As dinâmicas devem ser desenvolvidas de uma forma descontraída para que as pessoas se sintam a vontade e ajam naturalmente.
Atividade principal
Há diferentes formas de realizar a atividade principal e a escolha mais adequada também depende do objetivo.
A atividade principal pode ser desenvolvida de três maneira é so escolher:
1) Execução: os participantes são convocados a elaborar um projeto. Esse projeto deve ser algo viável de ser executado, nessa atividade pode ser avaliado a participação, o entrosamento e a criatividade.
2) Argumentação: são realizados debates ou histórias, onde o grupo é dividido em subgrupos e os subgrupos argumentam adequadamente sobre o assunto apresentado. pode ser avaliado o conhecimento do assunto e o poder de negociação e convencimento.relacionamento interpessoal, maturidade e o grau de facilidade de expor ideias.
3) Situacional: cada pessoa deve dar sua opinião sobre determinado problema apresentado e apontar possíveis soluções.
Para isso o grupo deve ser dividido em subgrupos, onde cada componente do subgrupo deve expor sua opinião sobre determinado problema, depois precisam chegar a um acordo sobre o que vão expor. pode ser avaliado a capacidade de compreensão, a liderança, a maturidade, o respeito a opinião do outro,a habilidade de analise e síntese.
Comentários
Postar um comentário
Obrigada por nos visitar.
Brevemente responderemos.